Esse assunto de gorjetas no cruzeiro Disney sempre reaparece, então vou escrever um post pra tentar esclarecer esse assunto. Já falei um pouco sobre gorjetas no meu post com dicas de desembarque, que tem outras informações importantes também.
Gorjetas fazem parte do custo de um cruzeiro. Todas as companhias de cruzeiro cobram gorjetas, que você normalmente pode pagar junto com o preço do cruzeiro ou antes do cruzeiro. Então quando você fizer um orçamento e planejar quanto vai gastar, já inclua as gorjetas nessa conta, mesmo que você resolva só pagar as gorjetas no navio. Existem vários funcionários nos navios que não tem salário ou ganham um salário mínimo pra ser complementado pelas gorjetas. Se isso é certo ou errado não é o que estamos discutindo neste post, é a realidade atual no mundo dos cruzeiros. Se você é contra pagar as gorjetas nem embarque em nenhum cruzeiro, porque não dá pra ser contra pagar gorjetas e usar os serviços de quem vive de gorjetas.
As gorjetas no cruzeiro Disney custam $13.50 dólares por pessoa por noite de cruzeiro. Então para 3 pessoas em um cruzeiro de 3 noites, você vai gastar $13.50 x 3 pessoas = $40.5 x 3 noites = $121.5 dólares. Um cruzeiro com 4 pessoas e 7 noites, vai ser $13.50 x 4 pessoas = $54 x 7 noites = $378 dólares. E assim por diante. Todas as pessoas pagam, até bebês. Sim, o camareiro vai arrumar sua cabine e o berço do seu bebê também, tirar lixo com fralda suja também, o garçom vai limpar a mesa da sujeira que seu bebê vai fazer, vai ver com o chefe de cozinha pra fazer a comidinha que você pedir, então nada mais justo que todos paguem. Muitas vezes as crianças dão mais trabalho pros garçons do que os adultos inclusive, e nos cruzeiros Disney os garçons até cortam a comida das crianças. Essas gorjetas serão cobradas automaticamente na sua conta do navio.
Os funcionários que recebem a gorjeta automática são os garçons, maître e camareiro. Você tem 2 garçons e 1 maître que te acompanham diariamente nos restaurantes do jantar, você muda de restaurante mas a sua equipe é a mesma. Eles trabalham durante o dia no café da manhã e no almoço também, mas você vai encontrar com eles ou não pois essas refeições não são marcadas. Mas eles estão lá trabalhando o dia inteiro. O seu camareiro limpa a sua cabine no mínimo 2 vezes por dia, uma vez pela manhã e outra vez no final do dia, preparando as camas pra noite, deixando a programação do dia seguinte, e chocolatinhos na sua cama.
A gorjeta automática não cobre outros serviços do navio. Por exemplo, quando você comprar uma bebida alcóolica, vai pagar uma gorjeta em cima do preço da bebida nos bares e restaurantes do navio. Quando você compra uma massagem no spa do navio, você vai pagar gorjeta pra massagista que te atendeu. Quando você fica hospedado na categoria Concierge (área VIP do navio), os três Concierges que te atendem não tem nenhuma gorjeta definida, você dá quanto quiser de acordo com o serviço recebido. Quando você come no Palo ou no Remy, que são os restaurantes pagos à parte, a gorjeta não está incluída, e você paga lá na hora. Quando você pede alguma coisa no serviço de quarto (room service), você dá gorjeta pra quem trouxe o seu pedido na hora. As gorjetas no cruzeiro Disney normalmente seguem o padrão dos parques da Disney, com valor sugerido de 18%.
Você pode pagar a gorjeta em dinheiro ou cartão de crédito. Você pode pagar a gorjeta no navio usando dinheiro ou cartão de crédito, como preferir. Se você já cadastrou um cartão de crédito pra usar no navio pra cobrir despesas a bordo, as gorjetas serão automaticamente cobradas nesse cartão. Você não precisa fazer nada. Se você não cadastrou um cartão pra usar no navio e escolheu a opção dinheiro, você vai até o Guest Services pagar a sua conta (incluindo as gorjetas) em dinheiro.
Você vai sempre receber envelopes para gorjetas na sua cabine. Independente da forma de pagamento escolhida e se você já embarcou com as gorjetas pré-pagas ou se vai pagar no navio, a Disney sempre vai deixar um demonstrativo na sua cabine mostrando as gorjetas pagas pra cada funcionário da equipe que te atendeu. Junto com essa folha de papel (que tem linha pontilhada pra destacar cada recibinho) eles vão deixar os envelopes pra você destacar o recibo e colocar dentro do envelope pra entregar, caso queira fazer isso. Mas esse papel é apenas um recibo da gorjeta que já foi debitada da sua conta do navio ou pré-paga, você não é obrigado a colocar no envelope e entregar pra ninguém, só faz isso se quiser. Os funcionários eventualmente recebem uma lista de quem pagou e de quem não pagou, então se você não entregar o envelope eles apenas vão levar mais um pouco de tempo pra saber se você pagou ou não (é um suspense pra eles).

Você pode modificar os valores das gorjetas no Guest Services. Você pode ir no Guest Services e aumentar o valor da gorjeta, por exemplo. Já fizemos isso algumas vezes pros funcionários que nos atenderam muito bem. Você também pode ir lá e abaixar o valor, mas lembre que essas pessoas contam com as gorjetas como parte do salário, então pense bem antes de fazer isso. Trabalhar mais de 12 horas por dia pra chegar no final e não receber não é nada legal, e não recomendo nunca fazer isso (teria que ser algo muito grave na minha opinião, e nesse caso eu sugiro pedir pra mudar de equipe logo de cara, ao invés de ficar o cruzeiro inteiro insatisfeito). Jamais recomendo tirar as gorjetas, que é o equivalente de chamar uma pessoa pra trabalhar e não pagar.
Você pode colocar dinheiro vivo dentro dos envelopes pra aumentar a gorjeta. Se você quiser dar uma aumentada no valor da gorjeta e não quiser ir no Guest Services mudar o valor, você pode colocar dinheiro vivo nos envelopes junto com o recibinho. Nesse caso entregue os envelopes em mãos pros funcionários.
O valor total das gorjetas não é dividido igualmente entre os funcionários. Quando você receber o papel com o recibo das gorjetas pra cada pessoa, você vai reparar que cada um recebe um valor diferente. Então se você pagou $108 dólares de gorjeta, esses 4 funcionários não receberão $27 dólares cada um. O garçom recebe mais, o garçom assistente um pouco menos e o maître menos ainda (logicamente você vai ver muito mais o seu garçom do que o maître). O camareiro recebe tanto quanto o garçom. Na hora de decidir se você quer complementar a gorjeta, veja quem te ajudou mais, se aquela pessoa merece subir mais um pouquinho em relação aos outros, e pode complementar em dinheiro ou indo no Guest Services pra mudar os valores.

Se você tem algo a acrescentar, deixe sua opinião nos comentários! O atendimento no cruzeiro Disney é excelente e nunca tivemos razão pra não pagar uma gorjeta, pelo contrário, muitas vezes já complementamos pelo serviço excepcional. Leia as minhas reviews dos cruzeiros que já fiz.
[…] Entenda como funcionam as gorjetas no cruzeiro Disney. […]