Marcou o seu cruzeiro Disney e não sabe por onde começar? Veja essas 10 dicas para quem vai fazer um cruzeiro Disney pela primeira vez! Essas dicas valem para os 4 navios da Disney: Disney Magic, Disney Wonder, Disney Dream e Disney Fantasy.

- 1. Faça o seu check in online!
- 2. Saiba qual vai ser a festa temática do seu cruzeiro
- 3. Chegue pelo menos um dia antes do embarque seu cruzeiro
- 4. Mala pro cruzeiro é diferente da mala do avião
- 5. Prepare-se para o que vai ser cobrado à parte
- 6. Entenda a programação do navio
- 7. Saiba quais as refeições que tem horário marcado e as que não tem
- 8. Cuidados para usar o celular e internet no navio da Disney
- 9. Se programe para as atividades só para crianças ou só para adultos
- 10. Leve a decoração de porta de cabine
1. Faça o seu check in online!
Pra quem vai fazer um cruzeiro Disney pela primeira vez, o check in online abre com 75 dias de antecedência. Você faz pelo site da Disney Cruise Line ou pelo app, criando uma conta no site e linkando o número da sua reserva (a conta é a mesma do site da Disney World, se você já tiver). Quando você faz o check in online, você escolhe a sua hora de chegada no porto no dia do embarque, então não deixe de fazer. Nesse momento você também pode marcar atividades como fotos com princesas, passeios nos portos, transformação de princesa ou pirata pra crianças, degustações de bebidas, tratamentos no spa, chá com as princesas, corrida 5k em Castaway Cay, entre outras coisas. Veja aqui o passo-a-passo de como fazer o seu check in online.

2. Saiba qual vai ser a festa temática do seu cruzeiro
Todos os cruzeiros Disney nas Bahamas ou no Caribe tem a festa do Pirata, os cruzeiros para o México, Bermuda, Canal do Panamá e Transatlântico também. A maioria das pessoas se fantasia pra essa festa, então vá preparado para entrar no clima. Tem gente que improvisa uma roupa, gente que compra fantasia completa, varia bastante. Contei tudo sobre a festa do Pirata neste post. Já nos cruzeiros Disney para o Alasca e nos cruzeiros para o Norte da Europa, a festa é de Frozen. Nessa festa tem menos gente fantasiada, a maioria são meninas com vestidos de Anna ou Elsa.

3. Chegue pelo menos um dia antes do embarque seu cruzeiro
É importante chegar pelo menos um dia antes do cruzeiro começar, pra você não correr o risco de perder o navio caso o voo atrase ou seja cancelado por algum motivo; ou de embarcar sem malas, caso elas não sejam entregues pela cia aérea. Já perdi um cruzeiro (sem ser Disney) porque o meu voo chegaria no mesmo dia cedo e cancelaram todos os voos do dia por causa de condições climáticas. Já tive cliente que embarcou com a roupa do corpo porque a cia aérea não entregou as malas. Não faça o mesmo!

4. Mala pro cruzeiro é diferente da mala do avião
Na mala de mão você pode levar líquidos, não tem limite de peso, pode ser de qualquer tamanho – só preste atenção que você que vai carregar até poder levar pra cabine. Quando você entrar no navio, a sua cabine ainda não estará pronta; as cabines são liberadas às 13h30. Pense se você vai querer ir na piscina antes disso, se sim, uma muda de roupa e roupa de banho são importantes. Coloque remédios na mala de mão. E se for levar as 2 garrafas de vinho ou 6 latas de cerveja (por adulto maior de 21 anos), tem que estar na mala de mão também. A Disney não permite bebidas na mala despachada, só na de mão.
Na mala despachada, você não tem limite de peso ou tamanho, não tem limite no número de malas, só não pode ter bebidas nem comidas perecíveis, e tem alguns itens que são proibidos levar pro navio. Veja o meu post sobre como fazer a mala.

5. Prepare-se para o que vai ser cobrado à parte
Embora o cruzeiro Disney tenha muita coisa já incluída no preço, como refrigerantes, por exemplo, tem coisas que são pagas separadamente. São elas:
– passeios nos portos onde o navio vai parar
– gorjetas de $13.50 dólares por pessoa por noite de cruzeiro (a Disney vai debitar automaticamente da sua conta no navio, saiba mais)
– tratamentos no spa e salão de beleza
– salão de beleza infantil (Bibbidi Bobbidi Boutique/Pirate’s League)
– creche para crianças menores de 3 anos, paga por hora
– serviço de fotos profissionais (saiba mais sobre os pacotes de fotos aqui)
– bebidas alcoólicas, bebidas em copos souvenir ou em lata, coquetéis de fruta sem álcool e vitaminas de fruta, alguns tipos de café especiais, alguns itens do menu do room service (leia esse post explicando tudo sobre bebidas)
– restaurantes opcionais somente para adultos (maiores de 18 anos)
– compras nas lojas do navio
– acesso a internet (não precisa comprar internet para usar o aplicativo da Disney, saiba mais)
– seguro viagem/saúde

6. Entenda a programação do navio
Você vai poder ver a programação do navio através do aplicativo da Disney Cruise Line quando estiver a bordo, então baixe o aplicativo antes de ir pro navio. É muito importante olhar a programação todos os dias com cuidado pra não perder alguma coisa legal simplesmente porque você não sabia. Conheço muita gente que fez o cruzeiro e não viu festa do Pirata, não viu show, simplesmente porque não sabia. Você também pode pegar o folheto impresso com a programação em uma caixinha no Guest Services que é a recepção do navio no deck 3, se preferir (ou pedir pro seu camareiro deixar na cabine todos os dias pra você). Já embarque sabendo que tem shows diariamente no teatro do navio, os horários variam de acordo com o seu horário do jantar; e que tem uma festa no dia do embarque no deck da piscina depois da simulação de emergência. Não perca!

7. Saiba quais as refeições que tem horário marcado e as que não tem
O seu jantar tem horário fixo todas as noites, você pode ter o jantar marcado no Main Dining (17h45) ou o Second Dining (20h15), e cada noite vai ser em um dos 3 restaurantes a la carte do navio. É importante chegar na hora pois tem vários jantares com shows. Você vai ver o seu horário, número da mesa e qual o restaurante você tem que ir a cada dia no seu cartão chave Key to the World. Já o café da manhã e almoço você não tem horário marcado e nem mesa fixa, você vai tomar café e almoçar onde quiser, só confira no aplicativo o horário dos restaurantes antes, pois eles variam. Você tem a opção de café ou almoço no Cabanas, que é o buffet dos 4 navios da Disney, ou em um dos restaurantes a la carte. As lanchonetes ficam abertas quase o dia inteiro, mas não são 24h. O room service é 24h, você pede pelo telefone da cabine e eles entregam pra você, gratuitamente (mas dê uma gorjeta pra quem entregar). Tudo o que você precisa saber sobre comida está aqui.

8. Cuidados para usar o celular e internet no navio da Disney
A internet nos cruzeiros Disney não é grátis (basicamente em nenhuma empresa de cruzeiro a internet é grátis, vale dizer); mas você vai poder usar a rede wifi do navio pra ver a programação gratuitamente pelo aplicativo. Você também poderá usar o chat do aplicativo com outras pessoas da sua família e amigos que estejam no cruzeiro, sem pagar nada por isso. Mensagens iMessage também são liberadas. Mas se você quer acessar a internet pra ler sites, emails, usar Facebook, Instagram e afins, aí você vai ter que comprar um pacote de internet. Para evitar cobranças de roaming no seu celular, coloque em modo avião, e se conecte a rede wifi do navio, pra poder usar o aplicativo sem sustos. Saiba mais sobre a internet a bordo aqui.

9. Se programe para as atividades só para crianças ou só para adultos
Os navios da Disney tem atividades que são restritas para algumas idades.
Para crianças: os clubes infantis são gratuitos e divididos por faixas etárias, as crianças ficam lá dentro com os recreadores, sem os pais, que não podem entrar. Os clubes são: Oceaneer Club e Oceaneer Lab, para crianças de 3 a 12 anos; Edge, para pré-adolescentes de 11 a 14 anos e Vibe, para adolescentes de 14 a 17 anos. A creche é paga por hora e se chama It’s a Small World Nursery e atende bebês de 6 meses a 3 anos. Para participar dos clubes infantis, a criança tem que ter 3 anos completos e não usar mais fraldas. Vale dizer que para usar as piscinas dos navios da Disney as crianças não podem usar fralda, nem fralda de piscina (isso é regra da Vigilância Sanitária americana). Para crianças que ainda usam fralda, os navios tem uma área splash que elas podem brincar na água.

Para adultos: todos os navios da Disney tem áreas exclusivas para adultos, com bares e clube noturno; crianças não entram nessas áreas depois das 21h. Também só para adultos tem uma piscina, que fica na área chamada Quiet Cove, que oferece ainda bar, um café chamado Cove Café e duas hidromassagens (hot tubs). Os restaurantes Palo (em todos os navios) e Remy (no Disney Dream e Disney Fantasy) são opcionais pagos à parte e apenas para maiores de 18 anos. A ilha da Disney, Castaway Cay, tem uma praia somente para maiores de 18 anos: Serenity Bay. As degustações de bebidas alcóolicas (pagas à parte) são apenas para maiores de 21 anos, e crianças não podem estar no ambiente com os pais (coloque os seus filhos nos clubes e/ou na creche se for participar).

10. Leve a decoração de porta de cabine
Uma tradição dos navios da Disney são as decorações magnéticas para as portas das cabines. Muita gente faz a decoração magnética pra levar, tem portas super criativas! Facilita pra você achar a sua porta em um mar de portas iguais, eu sempre levo pra minha cabine e também faço de presente pros meus clientes que reservam o cruzeiro comigo.

E aí, você que já fez o seu primeiro cruzeiro Disney, tem mais alguma dica pra acrescentar?
É uma felícia viajar de cruzeiro.